Metodologias de implementação de produção mais limpa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6395.2022.001.0001

Palavras-chave:

Produção Mais Limpa, Pmaisl, Programa Pmaisl, Metodologias de implementação de produção mais limpa

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre as metodologias de implementação de Produção Mais Limpa (PmaisL). Constatou-seque, diante do crescimento avassalador da indústria de petróleo, devido ao seu grande potencial energético e industrial, e do cenário de incertezas em relação a proteção do meio ambiente, a indústria de petróleo passou a ser considerada uma das principais vilãs do aquecimento global e da devastação ambiental, que se abateu sobre o planeta no último século. O petróleo passou a ser indispensável e apresentaram crescimento de consumo muito acelerado, visto que, há uma grande quantidade de produtos industrializados que possui essa matéria prima. Por isso, surge uma preocupação da sociedade e dos órgãos ambientais acercados impactos que a indústria do petróleo causa ao meio ambiente e, consequentemente, na qualidade de vida dos seres humanos. Em vista disso, as empresas petrolíferas buscam executar todo o processo, desde a extração até sua distribuição, de uma maneira mais sustentável, gerando menos impactos ao meio ambiente, além de promover uma redução nos custos de operação, a partir da descoberta de hidrocarbonetos em águas profundas, distante da costa. Os custos envolvidos com o manejo dos resíduos sólidos até seu desembarque, através de rebocadores, são altíssimos e constituem risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente, uma vez que, há um volume significativo de resíduos gerados e por conta da toxidade dos mesmos. Nesse contexto, técnicas da metodologia de PmaisL se apresentam como uma ferramenta interessante a ser implementada em processos produtivos de plataformas, visando a racionalização do consumo de insumos e da geração de resíduos.Sendo assim, o intuito deste trabalho é abordar os diversos conceitos e aplicações de metodologias de implementação de Produção Mais Limpa e uma breve descrição do primórdio que foi a “Tecnologia de Fim de Tubo”, além disso,um estudo comparativo entre as duas técnicas também será apresentado. Ademais, é apresentado um relato onde se pretende discutir diversas vantagens e benefícios da PmaisL, assim como as barreiras que podem dificultar a implementação do programa. Em síntese, o objetivo principal é estabelecer um modelo conceitual a ser realizado para avaliar um sistema de produção, com vista à minimização de resíduos, e apresentar um quadro comparativo das principais etapas entre as metodologias citadas, como CNTL (2003) e Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, CEBDS (2003).

Biografia do Autor

Raphael do Couto Pereira , Troy University

Graduou-se em Ciências Navais pela Escola Naval (2010). MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela Estácio de Sá (2015). Mestre em Defesa e Segurança Civil pela Universidade Federal Fluminense (2017). Tecnólogo pelo curso de Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense (2016 - 2019). MBA em Gestão Empresarial Estratégica e Sistemas de Informações pela Universidade Federal Fluminense (2020 - 2022). Integrante do 18º (2014) e 21º (2015) Contingente da Força de Paz das Nações Unidas para a Missão de Estabilização do Haiti (MINUSTAH) nas funções de Comandante de Pelotão e Oficial de Assuntos Civis, respectivamente. Observador Militar e Oficial de Recursos Humanos na Missão das Nações Unidas para o Referendo do Saara Ocidental (2017 - 2018). Coordenador e Instrutor de disciplina na Escola Naval (2019). Atualmente é Capitão de Corveta (FN) - Corpo de Fuzileiros Naval, Instrutor, Chefe da Divisão de Táticas e Oficial de Operações da School of Leadership and Tactics do Western Hemisphere Institute for Security (2021-2024). Doutorando no Programa de Doutorado da Troy University - Alabama. Possui experiência, além de trabalhos publicados, nas áreas de Defesa, Segurança e Gestão Estratégica. 

Georgia Felicio Marinho da Silva , Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Peamb-UER. Linha de pesquisa: Tratamento e destino final de resíduos sólidos. Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Atuei como Estagiária do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) com as seguintes atribuições : Análise de relatórios de monitoramento da qualidade do ar e meteorologia, Validação dos dados das estações de monitoramento da qualidade do ar e meteorologia, Acompanhamento em vistorias, Elaboração de relatórios de vistorias e elaboração de relatórios técnicos. Fui pesquisador PIBIC/UNESA de iniciação cientifica na temática Sistemas de Aquaponia em Fazendas Verticais.

Patrícia dos Santos Matta , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1996), Mestrado em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - COPPE- UFRJ (2001) e Doutorado em Ciências, em Engenharia Civil na área de concentração: Estruturas Offshore pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - COPPE- UFRJ (2007). Tem experiência acadêmica nas áreas de Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia de Petróleo e gás e no curso superior de Tecnologia em Construção Naval. Atuou como diretora do curso de Construção Naval por 3 anos consecutivos. Atualmente é professora adjunta IV da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ - ZO; pesquisadora na área de sustentabilidade, com linha de pesquisa em ESTUDO DE CASOS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA (

Tatiana Santos da Cunha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta e pesquisadora do curso de construção naval da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/ZO. Professora e coordenadora das disciplinas de arquitetura naval 1 e 2, oceanografia operacional, planos e linhas, Introdução à ciência dos materiais e metodologia científica. Possui graduação em química, mestrado em Geoquímica Ambiental com estudos em contaminantes de regiões costeiras pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2005), doutorado em Engenharia com ênfase em petróleo e gás pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), pós-doutortado em impactos ambientais de instalações nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear - IEN, Programa PNPD - CAPES (2011 - 2013). Tem experiência em diagnóstico ambiental das atividades petrolíferas através de análises geoquímicas e modelagem de dispersão de poluentes.

Tetyana Gurova, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pelo Instituto Politécnico de Kiev (1993) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE - UFRJ (1997). Atualmente é Professora Associada no Departamento Naval e Pesca da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) na área de Manutenção e Reparo em Estruturas Navais e Offshore, colaboradora do Laboratório de Tecnologia Submarina da COPPE - UFRJ. Fui membro do Comitê Técnico Setorial Naval e Off-Shore da ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, 2011-2016). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Ensaios Não Destrutivos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise das tensões residuais por difração de raios-X utilizando equipamento portátil RAYSTRESS e equipamento portátil magnético STRESSVISION .

Camilo Pinto de Souza , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Atua diretamente na coordenação e gerenciamento de projetos e programas em diferentes áreas do Meio Ambiente, Sustentabilidade, ESG/ASG e Eficiência Energética. Ampla experiência no licenciamento e gestão ambiental com foco no atendimento aos requisitos legais e definição de estratégias de sustentabilidade para diferentes setores da economia. É Auditor Líder NBR ISO14001, Auditor Líder CONAMA 306 e Perito Judicial Ambiental - IEL/IBAPE. Coordena e executa a implantação, avaliação e auditoria de Sistemas de Gestão Ambiental, Gerenciamento de Projetos, Avaliação de Impactos Ambientais, coordenação de Estudos Ambientais (EIA/RIMA, RAS, RAP, RAA, EIV, EVTEA, RCA, PBA, PCA e PRAD) com foco em infraestrutura de transportes (Rodovias, Portos e etc) e Agronegócio, assim como desenvolve estudos nas demais atividades produtivas de pequeno, médio e grande porte. Além das responsabilidades como coordenador, exerce atividades como: supervisão e execução dos Programas Ambientais; defesa técnica junto às instâncias governamentais locais, organizações sociais e demais partes interessadas; elaboração de proposta técnicas e comerciais e interface com clientes e fornecedores. Biólogo, Doutor pela (PGCTIA/UFFRJ), Mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (EQ/UFRJ), Especialista em Ciências Ambientais. Atualmente é consultor-pesquisador do IVIG/COPPE/UFRJ, UFF/FEC e UERJ/CEMAI desenvolvendo atividades de suporte técnico e cientifico voltadas à temática ambiental e já ministrou aulas como colaborador na UERJ - departamento de Biologia, na Universidade Veiga de Almeida e ex-Diretor Geral das Faculdades Integradas de Jacarepaguá ? FIJ.

Alena Torres Netto, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1998), mestrado e doutorado em Produção Vegetal pela UENF (2001 e 2005 respectivamente) com ênfase em economia de água e produtividade. Realizou o Pós doutorado com um projeto multidisciplinar envolvendo microbiologia do solo, fisiologia vegetal, bioquímica de solos em plantas micropropagadas. Atuou como coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Estácio de Sá. Atualmente é professora adjunta da UERJ atuando no curso de Engenharia ambiental e sanitária e nos programas de pós graduação (CESA, PEAMB e DEAMB) e desenvolve pesquisas nas áreas de ecologia, gestão ambiental e recuperação de áreas degradadas. 

Josimar Ribeiro de Almeida , Universidade Estadual do Rio de Janeiro

[A] FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental ( USP .2002) Pós-Doutorado Engenharia Ambiental ( UFRJ . 1998) Pós-Doutorado Saúde Ambiental ( FIOCRUZ .1985) Doutorado Ciências Biológicas ( UFPr .1983) Mestrado Ciências Biológicas ( UFRJ .1979) Aperfeiçoamento Química Bioorgânica ( NPPN .1977) Licenciatura Ciências Biológicas ( UFRJ-FE . 1976) Bacharelado Genética (UFRJ-IB .1975) Licenciatura Ciências Físicas e Químicas ( UFRJ-FE .1974) [B] ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ/2019 até o presente) Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Ambiental (UFRJ/2010 - 2020) Professor Associado do Programa de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear(USP-IPEN /2010-2015) Membro(Perito) do Comitê Científico do Observatório Urbano(ONU-UERJ / 2012-2015) Membro (Consultor)Cátedra de Desenvolvimento Durável(UNESCO-UFRJ / 1998-2008) [C] PRÊMIOS e TÍTULOS: ABIFARMA, BVQi, CRQ-RJ, FAPERJ, IBAPE-RO, IBAPE-MG, PNUMA, [D]PRODUÇÃO CIENTÍFICA & TECNOLÓGICA: 200 Artigos Científicos publicados em Revistas Indexadas[registros WEB SCIENCE 108 /SCOPUS 148/ SCIELO 325 ] 26 Livros e 17 Capítulos (UFRJ,BLUCHER,Thex,Bertrand,Moderna,Milennium,E-Papers,MCT,UNIKASSEL,POISSON,Científica), 12 Artigos Científicos (completos) em Anais de Congressos, 32 Técnicas Analíticas, Instrumentais ou Processuais (MCT/UFRJ); 291 Publicações Técnicas de Assessorias ou Consultorias, 3 Softwares com registro (Petrobras/UFRJ); 2 Produtos Tecnológicos patenteados (INPI), 405 Participações em Bancas Acadêmicas (D.Sc.,M.Sc.,B.Sc.,PG) 285 Orientações Acadêmicas(D.Sc.,M.Sc.,PG,B.Sc.,IC) 251 Trabalhos Técnicos. 

Publicado

2022-11-16

Edição

Seção

Engenharia Ambiental