Taxonomia das paisagens para uso no planejamento ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6492.2022.002.0002

Palavras-chave:

Classificação das paisagens, Escala espacial, Elementos estruturais, Percepção antrópica

Resumo

A paisagem tem recebido várias classificações revistas por alguns autores e esta apresenta uma dificuldade de análise devido a sua complexidade. Nesse sentido, o sistema de classificação proposto comporta seis níveis na escala espacial, considerando a importância dos elementos climáticos e estruturais nas unidades de maior abrangência escalar. A paisagem deve ser compreendida através da interação sociedade e natureza, junto com uma abordagem idiográfica, sistêmica e integrada. Além disso, a paisagem possui conotação de componente da qualidade ambiental ao ser observado como recurso de valor cultural, estético, histórico, econômico, recreativo e ecológico e, portanto, a classificação aqui proposta visa facilitar o estudo e a observância desses locais de acordo com as 5 unidades taxonômicas propostas e os 4 modelos genéticos predominantes. Com isso, a partir do entendimento do caráter dinâmico das paisagens e da sua transformação a partir da interação com o homem e elementos morfoclimáticos, fica evidente a necessidade de se aprofundar a classificação das paisagens levando em consideração inclusive elementos genéticos. Dessa forma, a fim de melhor compreender as paisagens e estimular seu estudo de forma integrada destas, considerando além de seus valores ecológicos, como também os culturais, estéticos entre outros, se observa que a classificação proposta auxiliará especialistas seu uso para bom planejamento ambiental.

Biografia do Autor

Julia Nascimento Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Aluna de graduação de Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Pesquisadora científica voluntária PIBIC-UERJ no Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas, OIMC, e integrante do grupo de pesquisa Labmundo-rio. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a Convenção Ramsar sobre zonas úmidas como trabalho de conclusão de curso sob orientação do professor Carlos Milani. Têm interesse nas áreas de Meio Ambiente e políticas climáticas, política externa e gênero, e estudos sobre política internacional.

Carolina Dias Lelacher, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutoranda em Engenharia Ambiental pela UERJ (2021), Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UEZO (2018), Engenheira Ambiental pela Universidade Salgado de Oliveira (2020), Engenheira de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021), Gestora Ambiental pela Faeterj (2015) possui especialização em Educação Ambiental pela UFLA (2016) e curso Técnico em Controle Ambiental. Pesquisadora com especial interesse no desenvolvimento de trabalhos socioambientais,educação ambiental, reúso de água e políticas públicas.Atuou na implementação do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de Saúde, na educação ambiental, no acompanhamento de auditorias ambientais e na avaliação de aspectos e impactos ambientais na Refinaria de Duque de Caxias - (REDUC); no Aeroporto Internacional Galeão/RJ, atuou no tratamento de Água, Esgoto, Efluentes Industriais e Reúso de Água. Desde de 2015, trabalha como Agente de Saneamento na Companhia Estadual de Águas e Esgotos-CEDAE, em Estações de Tratamento de Água de pequeno, médio e grande porte, tendo atuado na Região Metropolina/RJ e na Região do Médio Paraíba/RJ.

Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em ENGENHARIA SANITÁRIA pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), mestrado em Public Health Enginnering - LEEDS UNIVERSITY (1990) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná. Professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Assumiu a Presidência da companhia de saneamento no período de 2005 a 2006, retornou em 2008 ate Dezembro de 2009 . Assumiu a Pro-Reitoria do Campus da Várzea Grande no período de fevereiro 2013 a julho 2014. Tem experiência profissional e de pesquisa na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em e Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, qualidade da água, impactos ambientais de estações de tratamento de esgoto e reuso de água e efluentes. Em Marco de 2017 tomou posse como Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica da Margem Esquerda do Rio Cuiabá - CBA -ME. Atuou na coordenação geral do Projeto de Elaboração dos Planos de Saneamento Básico de 109 Municípios do Estado de Mato Grosso, finalizados em Março de 2018. Coordenadora Técnica do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de Mato Grosso - 2020-2021; Professora Pesquisadora Associada do Programa do Mestrado de Recursos Hídricos da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Engenharia Ambiental - NIESA

Georgia Felicio Marinho da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Peamb-UER. Linha de pesquisa: Tratamento e destino final de resíduos sólidos. Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Atuei como Estagiária do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) com as seguintes atribuições : Análise de relatórios de monitoramento da qualidade do ar e meteorologia, Validação dos dados das estações de monitoramento da qualidade do ar e meteorologia, Acompanhamento em vistorias, Elaboração de relatórios de vistorias e elaboração de relatórios técnicos. Fui pesquisador PIBIC/UNESA de iniciação cientifica na temática Sistemas de Aquaponia em Fazendas Verticais. 

Alena Torres Netto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1998), mestrado e doutorado em Produção Vegetal pela UENF (2001 e 2005 respectivamente) com ênfase em economia de água e produtividade. Realizou o Pós doutorado com um projeto multidisciplinar envolvendo microbiologia do solo, fisiologia vegetal, bioquímica de solos em plantas micropropagadas. Atuou como coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Estácio de Sá. Atualmente é professora adjunta da UERJ atuando no curso de Engenharia ambiental e sanitária e nos programas de pós graduação (CESA, PEAMB e DEAMB) e desenvolve pesquisas nas áreas de ecologia, gestão ambiental e recuperação de áreas degradadas

Oscar Rocha Barbosa , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1979), mestrado em Histologia e Embriologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Sciénce de La Vie - Muséum National D'histoire Naturelle (1997) e Pós-Doutorado em Zoologia pela Universitat de Barcelona (2008/2009). Atualmente é professor Titular do Departamento de Zoologia da UERJ. Coordenador de disciplina de Diversidade Biológica dos Deuterostomados - CEDERJ/CECIERJ, desde 2004, Coordenador de fauna no projeto institucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro junto a Seobras/RJ de 2011 a 2018, assessor especial da Diretoria de Cooperação Internacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Adaptações e Evolução do Sistema Ósteo Muscular em Tetrapoda, atuando principalmente nos seguintes temas: locomoção, biomecânica, Ecomorfologia, desempenho locomotor, mamíferos, comportamento locomotor, Squamata.

Letícia Cardoso Ferreira , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Química - Licenciatura pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (2019). Tem experiência em Sala de Aula Invertida (sala de aula invertida) pela iniciação científica do Cnqp. 2017/2018 Participou de apresentação de projeto no Sinctec 2017 Tem estágio superior em duas escolas da Baixada Fluminense. (IERP e CEFA) Submeteu o TCC para publicação e foi aceito na II Jornada de Química Pedro II. Atualmente Mestranda em Engenharia Ambiental e Sanitária com 3 publicações em aceitas em revistas científicas sendo uma delas já publicada.

Josimar Ribeiro de Almeida , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

[A] FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental ( USP .2002) Pós-Doutorado Engenharia Ambiental ( UFRJ . 1998) Pós-Doutorado Saúde Ambiental ( FIOCRUZ .1985) Doutorado Ciências Biológicas ( UFPr .1983) Mestrado Ciências Biológicas ( UFRJ .1979) Aperfeiçoamento Química Bioorgânica ( NPPN .1977) Licenciatura Ciências Biológicas ( UFRJ-FE . 1976) Bacharelado Genética (UFRJ-IB .1975) Licenciatura Ciências Físicas e Químicas ( UFRJ-FE .1974) [B] ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ/2019 até o presente) Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Ambiental (UFRJ/2010 - 2020) Professor Associado do Programa de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear(USP-IPEN /2010-2015) Membro(Perito) do Comitê Científico do Observatório Urbano(ONU-UERJ / 2012-2015) Membro (Consultor)Cátedra de Desenvolvimento Durável(UNESCO-UFRJ / 1998-2008) [C] PRÊMIOS e TÍTULOS: ABIFARMA, BVQi, CRQ-RJ, FAPERJ, IBAPE-RO, IBAPE-MG, PNUMA, [D]PRODUÇÃO CIENTÍFICA & TECNOLÓGICA: 200 Artigos Científicos publicados em Revistas Indexadas[registros WEB SCIENCE 108 /SCOPUS 148/ SCIELO 325 ] 26 Livros e 17 Capítulos (UFRJ,BLUCHER,Thex,Bertrand,Moderna,Milennium,E-Papers,MCT,UNIKASSEL,POISSON,Científica), 12 Artigos Científicos (completos) em Anais de Congressos, 32 Técnicas Analíticas, Instrumentais ou Processuais (MCT/UFRJ); 291 Publicações Técnicas de Assessorias ou Consultorias, 3 Softwares com registro (Petrobras/UFRJ); 2 Produtos Tecnológicos patenteados (INPI), 405 Participações em Bancas Acadêmicas (D.Sc.,M.Sc.,B.Sc.,PG) 285 Orientações Acadêmicas(D.Sc.,M.Sc.,PG,B.Sc.,IC) 251 Trabalhos Técnicos. 

Publicado

2022-12-02