A abordagem dos nomes (substantivo e adjetivo) nos livros didáticos de língua portuguesa: diálogos entre a gramática tradicional e os estudos morfossintáticos da língua

Autores

Palavras-chave:

Morfossintaxe, Livro Didático, Ensino, Gramática Normativa

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como o livro didático de Língua Portuguesa (LP) aborda as classes do substantivo e do adjetivo. Para isso, investigamos como esses conteúdos são apresentados, se com base no tratamento pelo viés da perspectiva da gramática tradicional, ou seja, da gramática normativa ou à luz dos estudos morfossintáticos. Uma outra inquietação consiste em verificar se esses níveis de estruturas e descrições linguísticas são abordados nos LDs, simultaneamente. Por conseguinte, as duas obras usadas para compor o corpus da pesquisa são elas: Geração alpha língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6º ano, organizada pelos autores Cibele Lopresti Costa e Greta Marchetti (2019) e Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem da autoria de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2018). O referencial teórico aqui abordado para a comparação com a gramática normativa foi: Bechara (2004), Cegalla (2008) e Rocha Lima (1997). Posteriormente, para compararmos com os estudos morfossintáticos decidimos trazer os pragmáticos da morfossintaxe Sautchuk (2010), Macambira (1987), Monteiro (2002), Mattoso Câmara Jr. (1977), Rosa (2003). Diante disso, propõe-se com esses pensadores, citados anteriormente, da gramática normativa e da morfossintaxe, responder os seguintes questionamentos: como as classes de palavras (substantivos e adjetivos) são abordadas nos LDs? Como distinguir a gramática normativa das ideologias morfossintáticas?

Biografia do Autor

Adriano Menino de Macêdo Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bacharelado em Farmácia pelo Centro Universitário Natalense - UNICEUNA (2020). Com experiência em Epidemiologia e Saúde Pública e microbiologia, atuando em trabalhos de pesquisa como: Perfis Epidemiológicos da Saúde Pública, surtos, epidemias e pandemias, ocasionadas por microrganismos. Discente no curso de Letras - Língua Portuguesa, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atuante na área da Linguística Textual; Metodologia do Trabalho Científico, Consultor de Trabalhos Científicos; Experiência com revisão ortográfica e escrita acadêmica; Produção e correção de textos voltados ao gênero acadêmico científico: Trabalho de conclusão de curso - TCCs; Monografias, Dissertações e Artigos Científicos. Bolsista PIBI/UERN em 2022 com o projeto intitulado "O ETHOS DA GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA POLÍTICA DE GÊNERO NO BRASIL".

Michel da Costa, Universidade Metropolitana de Santos

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN(2019), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN (2010), Pós Graduação em Educação a Distância pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2018), Especialização em Formação Pedagógica - Tecnologias para Gestão da Aprendizagem pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2020), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Don Domênico (2003) e Licenciatura em Ciências - com habilitação plena em Matemática pela Universidade Santa Cecília - UNISANTA (2000). Atualmente é Professor Integral da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES, atuando como Professor Permanente no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Práticas Docentes no Ensino Fundamental; Coordenador do Curso de Matemática EaD e Professor nos Cursos de Graduação - Matemática, Pedagogia e Psicologia. Tem experiência na área de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Políticas Públicas em Educação, Formação de Professores, Educação Estatística e Resolução de Problemas.

Fabiano Rodrigues Marques, Universidade de Gurupi

Possui graduação em Educação Física Licenciatura e Bacharelado pela Fundação UNIRG (2004). Mestrando em Educação Profissional pela Universidade Federal do Tocantins (2023), Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veigas de Almeida Rj - Janeiro de 2013, Gestor e Personal Trainer da Academia Movimento - de Junho 2005 a Dezembro 2018, Tutor da Universidade Norte do Paraná - de Outubro de 2016 a Outubro de 2017, Assessor de Currículo de Educação Física - DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE DIANÓPOLIS - de Junho 2005 a Agosto de 2011, Professor do Ensino Fundamental e Médio - COLÉGIO JOÃO DE ABREU 2015 a Dezembro 2018, trabalhou como Avaliador Físico e Personal Trainer da Academia Oficina do Corpo durante o ano 2019, Professor do Ensino Fundamental no ETI Almirante Tamandaré Fevereiro a Agosto de 2019, Professor de Praticas corporais e Natação no ETI - Margarida Lemos de Março a Dezembro 2020, Escola de Tempo Integral do Município de Palmas, Professor responsável pela Educação Física do 6º ao 9º ano no ensino remoto aplicado no município de Palmas nas salas de aula interativas na Semed, de agosto a dezembro de 2021,Professor de Educação Física na Escola de tempo Integral Olga Benário, Municipio de Palmas. Atualmente professor de Educação Física na Universidade paulista - UNIP, Atualmente professor de Ensino Básico e Tecnológico no IFTO-Palmas; Docente do curso de Licenciatura em Educação Física no Instituto Federal do Tocantis: Campos - Palmas. 

Giselle Carmo Maia, Universidade da Maturidade

Possui graduação em PEDAGOGIA - ULBRA PALMAS/TO (1999) e Pós graduação em PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS, Pós graduação em Formação em Educação a Distância, Pós graduação em Gerontologia.Com pós graduação em andamento Educação, Gêneros e Sexualidade EAD; Tecnologias Digitais para Sala de Aula. Pesquisadora no Grupo Interdisciplinar para Pesquisa e Estudos em Educação Intergeracional e Altas Habilidades (GIPEEIAH/Cnpq), Professora Visitante da Universidade da Maturidade/UFTExperiência desde 2011 em Educação a Distância na Unitins como Professora Especialista no Curso de Pedagogia; Professora Tutora e Professora Pesquisadora na Universidade Aberta do Brasil no Curso de Pedagogia; Professora na Universidade Paulista UNIP desde 2013 nos Cursos de Pedagogia, (Orientadora e Examinadora de TCC Trabalho de Conclusão de Cursos do Curso de Pedagogia), Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos e Serviço Social. Servidora Efetiva na Prefeitura Municipal de Palmas desde 2000, atualmente Técnica Social na Secretaria Municipal de Habitação de Palmas TO.Trabalho com as famílias dos programas habitacionais da Secretaria Municipal da Habitação, e, dentro de suas atividades, realiza atendimentos sociais, análise de processos habitacionais, elaboração de projetos sociais, elaboração de reprogramação de projetos de trabalho social, acompanhamento das empresas contratadas para execução das atividades previstas nos projetos sociais, elaboração de relatórios de acompanhamento do trabalho social, responsável técnica por empreendimentos bem como fiscal de contrato.

Renata Freitas Siqueira, Universidade Federal do Mato Grosso

Atualmente, Doutoranda em Estudos de Linguagem do PPGEL - Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagem da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação em Letras/Francês (1999) e graduação em Ciências Econômicas (2007), ambas pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Especialização Lato Sensu em Ensino e Aprendizado em Língua Francesa em 2001 também pela UFMT, Especialização Lato Sensu Administração Contábil, Financeira e Auditoria no Setor Público pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino em 2012. Mestra em Economia - Programa - Agronegócio e Desenvolvimento Regional na Faculdade de Economia da UFMT, com defesa em 23 de março de 2015. Servidora concursada do Estado de Mato Grosso desde 2000, no cargo de professora da Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT. E de 2008 a julho/2021 exerceu suas funções dentro da SEDE, na Coordenadoria de Folha de Pagamento (Gestão de Pessoas). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Mato Grosso, desenvolvimento regional, rendimentos e no setor de folha de pagamento (leis de carreira, benefícios e direitos entre outras)

Sidimar Pereira de Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Piauí (2017). Tem experiência na área de História, com ênfase em História. Especializando em Direitos humanos e movimento sociais Universidade Estadual do Piauí. Mestrando em arqueologia pela Universidade do Vale do São francisco - UNIVASF.

Angela Karine de Oliveira Silveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Especialista em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduada em Letras, com licenciatura plena em Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, professora de Língua portuguesa na Escola Municipal de 1º grau Pedro Fernandes, contratada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Baraúna/RN.

Publicado

2023-02-26