Civicae http://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae <p><strong>Civicae </strong>(ISSN 2674-6646) é uma publicação científica internacional em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, que tem por objetivo promover discussões, disseminar ideias e divulgar resultados de pesquisas (com enfoques locais, nacionais e internacionais) no campo das ciências sociais e da educação. <strong>QUALIS (2017-2020) Referência B3</strong>. <strong> </strong></p> pt-BR <p>A <strong>CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03)</strong> deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.&nbsp;Em exceção, os autores da seção especial “Registro de Obras Artísticas (fotografias, músicas, poesias, poemas, sonetos etc.)”, existente em periódicos da área “Artes/Música”, preservam os direitos autorais e materiais.&nbsp;</p> carlos.eduardo@cbpciencia.com.br (Prof. Carlos Eduardo Silva) contato@cbpciencia.com.br (Serviço de Atendimento ao Cliente) Fri, 30 Sep 2022 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A ABORDAGEM DOS NOMES (SUBSTANTIVO E ADJETIVO) NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIÁLOGOS ENTRE A GRAMÁTICA TRADICIONAL E OS ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA http://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae/article/view/212 <p>O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como o livro didático de Língua Portuguesa (LP) aborda as classes do substantivo e do adjetivo. Para isso, investigamos como esses conteúdos são apresentados, se com base no tratamento pelo viés da perspectiva da gramática tradicional, ou seja, da gramática normativa ou à luz dos estudos morfossintáticos. Uma outra inquietação consiste em verificar se esses níveis de estruturas e descrições linguísticas são abordados nos LDs, simultaneamente. Por conseguinte, as duas obras usadas para compor o <em>corpus</em> da pesquisa são elas: <em>Geração alpha língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6º ano</em>, organizada pelos autores Cibele Lopresti Costa e Greta Marchetti (2019) e <em>Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem</em> da autoria de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2018). O referencial teórico aqui abordado para a comparação com a gramática normativa foi: Bechara (2004), Cegalla (2008) e Rocha Lima (1997). Posteriormente, para compararmos com os estudos morfossintáticos decidimos trazer os pragmáticos da morfossintaxe Sautchuk (2010), Macambira (1987), Monteiro (2002), Mattoso Câmara Jr. (1977), Rosa (2003). Diante disso, propõe-se com esses pensadores, citados anteriormente, da gramática normativa e da morfossintaxe, responder os seguintes questionamentos: como as classes de palavras (substantivos e adjetivos) são abordadas nos LDs? Como distinguir a gramática normativa das ideologias morfossintáticas?</p> Adriano Menino de Macêdo Júnior, Michel da Costa, Fabiano Rodrigues Marques, Giselle Carmo Maia, Renata Freitas Siqueira, Sidimar Pereira de Sousa, Angela Karine de Oliveira Silveira Copyright (c) 2023 Civicae https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae/article/view/212 Sun, 26 Feb 2023 00:00:00 +0000 ABORDAGEM DO VERBO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CASO DE MORFOSSÍNTAXE http://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae/article/view/213 <p>Este trabalho nasceu dentro da disciplina de Morfossintaxe I, ministrada pela professora Doutora Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Essa proposta tem como escopo promover uma análise do Livro Didático, com foco na observação crítica de como, o material selecionado para o corpus do presente trabalho, aborda a classe de palavra do verbo. A ênfase foi dada nos verbos e como eles são apresentados para alunos do Ensino Fundamental, se é pelo ponto de vista da gramática tradicional, ou seja, gramática normativa, ou se a temática é abordada pelo ponto de vista dos estudos morfossintáticos, ou mesmo se esse campo da ciência linguística é trazido para o cotidiano da sala de aula. Sendo assim, foi selecionado duas obras intituladas <em>Geração alpha língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6º ano</em>, organizada pelos autores Cibele Lopresti Costa e Greta Marchetti (2019); e <em>Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem,</em> de autoria de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2018). O referencial teórico usado para a comparação com a gramática normativa foi: Bechara (2004), Cegalla (2008) e Rocha Lima (1997). Já para compararmos com os estudos morfossintáticos decidimos trazer os pesquisadores Macambira (1987), Sautchuk (2010), Zanotto (2006) e Henriques (2014).</p> Adriano Menino de Macêdo Júnior, Michel da Costa, Letícia Vidal Fernandes, Matheus Henrique Soares de Lima, Giselle Carmo Maia, Renata Freitas Siqueira, Fabiano Rodrigues Marques, Leandro José da Cruz Copyright (c) 2023 Civicae https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae/article/view/213 Sun, 26 Feb 2023 00:00:00 +0000 O CAMPO E O TEXTO: Desafios e métodos da pesquisa etnográfica http://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae/article/view/217 <p>O objetivo deste trabalho é compreender as linhas de força e relações de mediação entre o campo e o texto científico nas ciências sociais. Por sua vez, busco compreender como esta relação se expressa na constituição de novos métodos, com destaque para os grupos focais e entrevista compreensiva. Espera-se com isso aprofundar as discussões sobre as possibilidades de se utilizar novos instrumentos de pesquisa em trabalho de campo e, particularmente, na etnografia.</p> Felipe de Lima Bandeira, Márcio Silva da Conceição Copyright (c) 2023 Civicae https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae/article/view/217 Sun, 26 Feb 2023 00:00:00 +0000