http://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae/issue/feed Civicae 2023-02-02T23:53:17+00:00 Prof. Carlos Eduardo Silva carlos.eduardo@cbpciencia.com.br Open Journal Systems <p><strong>Civicae </strong>(ISSN 2674-6646) é uma publicação científica internacional em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, que tem por objetivo promover discussões, disseminar ideias e divulgar resultados de pesquisas (com enfoques locais, nacionais e internacionais) no campo das ciências sociais e da educação. <strong>QUALIS (2017-2020) Referência B3</strong>. <strong> </strong></p> http://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae/article/view/212 A ABORDAGEM DOS NOMES (SUBSTANTIVO E ADJETIVO) NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIÁLOGOS ENTRE A GRAMÁTICA TRADICIONAL E OS ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA 2023-01-02T16:58:36+00:00 Adriano Menino de Macêdo Júnior adrianomenino2016@gmail.com Michel da Costa michel.costa@unimes.br Fabiano Rodrigues Marques frmpersonal@gmail.com Giselle Carmo Maia gm_5378@hotmail.com Renata Freitas Siqueira renatarnuke@gmail.com Sidimar Pereira de Sousa sidimarsousa02@gmail.com Angela Karine de Oliveira Silveira angelakarineos@gmail.com <p>O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como o livro didático de Língua Portuguesa (LP) aborda as classes do substantivo e do adjetivo. Para isso, investigamos como esses conteúdos são apresentados, se com base no tratamento pelo viés da perspectiva da gramática tradicional, ou seja, da gramática normativa ou à luz dos estudos morfossintáticos. Uma outra inquietação consiste em verificar se esses níveis de estruturas e descrições linguísticas são abordados nos LDs, simultaneamente. Por conseguinte, as duas obras usadas para compor o <em>corpus</em> da pesquisa são elas: <em>Geração alpha língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6º ano</em>, organizada pelos autores Cibele Lopresti Costa e Greta Marchetti (2019) e <em>Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem</em> da autoria de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2018). O referencial teórico aqui abordado para a comparação com a gramática normativa foi: Bechara (2004), Cegalla (2008) e Rocha Lima (1997). Posteriormente, para compararmos com os estudos morfossintáticos decidimos trazer os pragmáticos da morfossintaxe Sautchuk (2010), Macambira (1987), Monteiro (2002), Mattoso Câmara Jr. (1977), Rosa (2003). Diante disso, propõe-se com esses pensadores, citados anteriormente, da gramática normativa e da morfossintaxe, responder os seguintes questionamentos: como as classes de palavras (substantivos e adjetivos) são abordadas nos LDs? Como distinguir a gramática normativa das ideologias morfossintáticas?</p> 2023-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Civicae http://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae/article/view/213 ABORDAGEM DO VERBO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CASO DE MORFOSSÍNTAXE 2023-01-02T17:29:10+00:00 Adriano Menino de Macêdo Júnior adrianomenino2016@gmail.com Michel da Costa michel.costa@unimes.br Letícia Vidal Fernandes le4154651@gmail.com Matheus Henrique Soares de Lima ms2720854@gmail.com Giselle Carmo Maia gm_5378@hotmail.com Renata Freitas Siqueira renatarnuke@gmail.com Fabiano Rodrigues Marques frmpersonal@gmail.com Leandro José da Cruz leandro.cruzdm@gmail.com <p>Este trabalho nasceu dentro da disciplina de Morfossintaxe I, ministrada pela professora Doutora Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Essa proposta tem como escopo promover uma análise do Livro Didático, com foco na observação crítica de como, o material selecionado para o corpus do presente trabalho, aborda a classe de palavra do verbo. A ênfase foi dada nos verbos e como eles são apresentados para alunos do Ensino Fundamental, se é pelo ponto de vista da gramática tradicional, ou seja, gramática normativa, ou se a temática é abordada pelo ponto de vista dos estudos morfossintáticos, ou mesmo se esse campo da ciência linguística é trazido para o cotidiano da sala de aula. Sendo assim, foi selecionado duas obras intituladas <em>Geração alpha língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6º ano</em>, organizada pelos autores Cibele Lopresti Costa e Greta Marchetti (2019); e <em>Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem,</em> de autoria de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2018). O referencial teórico usado para a comparação com a gramática normativa foi: Bechara (2004), Cegalla (2008) e Rocha Lima (1997). Já para compararmos com os estudos morfossintáticos decidimos trazer os pesquisadores Macambira (1987), Sautchuk (2010), Zanotto (2006) e Henriques (2014).</p> 2023-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Civicae http://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae/article/view/217 O CAMPO E O TEXTO: Desafios e métodos da pesquisa etnográfica 2023-02-02T23:53:17+00:00 Felipe de Lima Bandeira felipebandeirastm@gmail.com Márcio Silva da Conceição felipebandeirastm@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho é compreender as linhas de força e relações de mediação entre o campo e o texto científico nas ciências sociais. Por sua vez, busco compreender como esta relação se expressa na constituição de novos métodos, com destaque para os grupos focais e entrevista compreensiva. Espera-se com isso aprofundar as discussões sobre as possibilidades de se utilizar novos instrumentos de pesquisa em trabalho de campo e, particularmente, na etnografia.</p> 2023-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Civicae