http://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae/issue/feedCivicae2023-02-02T23:53:17+00:00Prof. Carlos Eduardo Silvacarlos.eduardo@cbpciencia.com.brOpen Journal Systems<p><strong>Civicae </strong>(ISSN 2674-6646) é uma publicação científica internacional em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, que tem por objetivo promover discussões, disseminar ideias e divulgar resultados de pesquisas (com enfoques locais, nacionais e internacionais) no campo das ciências sociais e da educação. <strong>QUALIS (2017-2020) Referência B3</strong>. <strong> </strong></p>http://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae/article/view/212A ABORDAGEM DOS NOMES (SUBSTANTIVO E ADJETIVO) NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIÁLOGOS ENTRE A GRAMÁTICA TRADICIONAL E OS ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA2023-01-02T16:58:36+00:00Adriano Menino de Macêdo Júnioradrianomenino2016@gmail.comMichel da Costamichel.costa@unimes.brFabiano Rodrigues Marquesfrmpersonal@gmail.comGiselle Carmo Maiagm_5378@hotmail.comRenata Freitas Siqueirarenatarnuke@gmail.comSidimar Pereira de Sousasidimarsousa02@gmail.comAngela Karine de Oliveira Silveiraangelakarineos@gmail.com<p>O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como o livro didático de Língua Portuguesa (LP) aborda as classes do substantivo e do adjetivo. Para isso, investigamos como esses conteúdos são apresentados, se com base no tratamento pelo viés da perspectiva da gramática tradicional, ou seja, da gramática normativa ou à luz dos estudos morfossintáticos. Uma outra inquietação consiste em verificar se esses níveis de estruturas e descrições linguísticas são abordados nos LDs, simultaneamente. Por conseguinte, as duas obras usadas para compor o <em>corpus</em> da pesquisa são elas: <em>Geração alpha língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6º ano</em>, organizada pelos autores Cibele Lopresti Costa e Greta Marchetti (2019) e <em>Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem</em> da autoria de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2018). O referencial teórico aqui abordado para a comparação com a gramática normativa foi: Bechara (2004), Cegalla (2008) e Rocha Lima (1997). Posteriormente, para compararmos com os estudos morfossintáticos decidimos trazer os pragmáticos da morfossintaxe Sautchuk (2010), Macambira (1987), Monteiro (2002), Mattoso Câmara Jr. (1977), Rosa (2003). Diante disso, propõe-se com esses pensadores, citados anteriormente, da gramática normativa e da morfossintaxe, responder os seguintes questionamentos: como as classes de palavras (substantivos e adjetivos) são abordadas nos LDs? Como distinguir a gramática normativa das ideologias morfossintáticas?</p>2023-02-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Civicaehttp://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae/article/view/213ABORDAGEM DO VERBO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CASO DE MORFOSSÍNTAXE2023-01-02T17:29:10+00:00Adriano Menino de Macêdo Júnioradrianomenino2016@gmail.comMichel da Costamichel.costa@unimes.brLetícia Vidal Fernandesle4154651@gmail.comMatheus Henrique Soares de Limams2720854@gmail.comGiselle Carmo Maiagm_5378@hotmail.comRenata Freitas Siqueirarenatarnuke@gmail.comFabiano Rodrigues Marquesfrmpersonal@gmail.comLeandro José da Cruzleandro.cruzdm@gmail.com<p>Este trabalho nasceu dentro da disciplina de Morfossintaxe I, ministrada pela professora Doutora Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Essa proposta tem como escopo promover uma análise do Livro Didático, com foco na observação crítica de como, o material selecionado para o corpus do presente trabalho, aborda a classe de palavra do verbo. A ênfase foi dada nos verbos e como eles são apresentados para alunos do Ensino Fundamental, se é pelo ponto de vista da gramática tradicional, ou seja, gramática normativa, ou se a temática é abordada pelo ponto de vista dos estudos morfossintáticos, ou mesmo se esse campo da ciência linguística é trazido para o cotidiano da sala de aula. Sendo assim, foi selecionado duas obras intituladas <em>Geração alpha língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6º ano</em>, organizada pelos autores Cibele Lopresti Costa e Greta Marchetti (2019); e <em>Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem,</em> de autoria de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2018). O referencial teórico usado para a comparação com a gramática normativa foi: Bechara (2004), Cegalla (2008) e Rocha Lima (1997). Já para compararmos com os estudos morfossintáticos decidimos trazer os pesquisadores Macambira (1987), Sautchuk (2010), Zanotto (2006) e Henriques (2014).</p>2023-02-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Civicaehttp://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae/article/view/217O CAMPO E O TEXTO: Desafios e métodos da pesquisa etnográfica2023-02-02T23:53:17+00:00Felipe de Lima Bandeirafelipebandeirastm@gmail.comMárcio Silva da Conceiçãofelipebandeirastm@gmail.com<p>O objetivo deste trabalho é compreender as linhas de força e relações de mediação entre o campo e o texto científico nas ciências sociais. Por sua vez, busco compreender como esta relação se expressa na constituição de novos métodos, com destaque para os grupos focais e entrevista compreensiva. Espera-se com isso aprofundar as discussões sobre as possibilidades de se utilizar novos instrumentos de pesquisa em trabalho de campo e, particularmente, na etnografia.</p>2023-02-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Civicae