Abordagem do verbo nos livros didáticos do ensino fundamental: um caso de morfossintaxe
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2022.001.0002Palavras-chave:
Morfossintaxe;, Livro Didático;, Gramática Normativa;, Ensino;Resumo
Este trabalho nasceu dentro da disciplina de Morfossintaxe I, ministrada pela professora Doutora Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Essa proposta tem como escopo promover uma análise do Livro Didático, com foco na observação crítica de como, o material selecionado para o corpus do presente trabalho, aborda a classe de palavra do verbo. A ênfase foi dada nos verbos e como eles são apresentados para alunos do Ensino Fundamental, se é pelo ponto de vista da gramática tradicional, ou seja, gramática normativa, ou se a temática é abordada pelo ponto de vista dos estudos morfossintáticos, ou mesmo se esse campo da ciência linguística é trazido para o cotidiano da sala de aula. Sendo assim, foi selecionado duas obras intituladas Geração alpha língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6º ano, organizada pelos autores Costa et al. (2019); e se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, de autoria de Ormundo et al. (2018). O referencial teórico usado para a comparação com a gramática normativa foi: Bechara (2004), Cegalla (2008) e Rocha Lima (1997). Comparou-se com os estudos morfossintáticos decidimos trazer os pesquisadores Macambira (1987), Sautchuk (2010), Zanotto (2006) e Henriques (2014).
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