ABORDAGEM DO VERBO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CASO DE MORFOSSÍNTAXE

Autores

Palavras-chave:

Morfossintaxe. Livro Didático. Gramática Normativa. Ensino.

Resumo

Este trabalho nasceu dentro da disciplina de Morfossintaxe I, ministrada pela professora Doutora Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Essa proposta tem como escopo promover uma análise do Livro Didático, com foco na observação crítica de como, o material selecionado para o corpus do presente trabalho, aborda a classe de palavra do verbo. A ênfase foi dada nos verbos e como eles são apresentados para alunos do Ensino Fundamental, se é pelo ponto de vista da gramática tradicional, ou seja, gramática normativa, ou se a temática é abordada pelo ponto de vista dos estudos morfossintáticos, ou mesmo se esse campo da ciência linguística é trazido para o cotidiano da sala de aula. Sendo assim, foi selecionado duas obras intituladas Geração alpha língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6º ano, organizada pelos autores Cibele Lopresti Costa e Greta Marchetti (2019); e Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, de autoria de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2018). O referencial teórico usado para a comparação com a gramática normativa foi: Bechara (2004), Cegalla (2008) e Rocha Lima (1997). Já para compararmos com os estudos morfossintáticos decidimos trazer os pesquisadores Macambira (1987), Sautchuk (2010), Zanotto (2006) e Henriques (2014).

Biografia do Autor

Adriano Menino de Macêdo Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bacharelado em Farmácia pelo Centro Universitário Natalense - UNICEUNA (2020). Com experiência em Epidemiologia e Saúde Pública e microbiologia, atuando em trabalhos de pesquisa como: Perfis Epidemiológicos da Saúde Pública, surtos, epidemias e pandemias, ocasionadas por microrganismos. Discente no curso de Letras - Língua Portuguesa, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atuante na área da Linguística Textual; Metodologia do Trabalho Científico, Consultor de Trabalhos Científicos; Experiência com revisão ortográfica e escrita acadêmica; Produção e correção de textos voltados ao gênero acadêmico científico: Trabalho de conclusão de curso - TCCs; Monografias, Dissertações e Artigos Científicos. Bolsista PIBI/UERN em 2022 com o projeto intitulado "O ETHOS DA GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA POLÍTICA DE GÊNERO NO BRASIL".

Publicado

2023-02-26