A ABORDAGEM DOS NOMES (SUBSTANTIVO E ADJETIVO) NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIÁLOGOS ENTRE A GRAMÁTICA TRADICIONAL E OS ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA

Autores

Palavras-chave:

Morfossintaxe. Livro Didático. Ensino. Gramática Normativa.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como o livro didático de Língua Portuguesa (LP) aborda as classes do substantivo e do adjetivo. Para isso, investigamos como esses conteúdos são apresentados, se com base no tratamento pelo viés da perspectiva da gramática tradicional, ou seja, da gramática normativa ou à luz dos estudos morfossintáticos. Uma outra inquietação consiste em verificar se esses níveis de estruturas e descrições linguísticas são abordados nos LDs, simultaneamente. Por conseguinte, as duas obras usadas para compor o corpus da pesquisa são elas: Geração alpha língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6º ano, organizada pelos autores Cibele Lopresti Costa e Greta Marchetti (2019) e Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem da autoria de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2018). O referencial teórico aqui abordado para a comparação com a gramática normativa foi: Bechara (2004), Cegalla (2008) e Rocha Lima (1997). Posteriormente, para compararmos com os estudos morfossintáticos decidimos trazer os pragmáticos da morfossintaxe Sautchuk (2010), Macambira (1987), Monteiro (2002), Mattoso Câmara Jr. (1977), Rosa (2003). Diante disso, propõe-se com esses pensadores, citados anteriormente, da gramática normativa e da morfossintaxe, responder os seguintes questionamentos: como as classes de palavras (substantivos e adjetivos) são abordadas nos LDs? Como distinguir a gramática normativa das ideologias morfossintáticas?

Biografia do Autor

Adriano Menino de Macêdo Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bacharelado em Farmácia pelo Centro Universitário Natalense - UNICEUNA (2020). Com experiência em Epidemiologia e Saúde Pública e microbiologia, atuando em trabalhos de pesquisa como: Perfis Epidemiológicos da Saúde Pública, surtos, epidemias e pandemias, ocasionadas por microrganismos. Discente no curso de Letras - Língua Portuguesa, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atuante na área da Linguística Textual; Metodologia do Trabalho Científico, Consultor de Trabalhos Científicos; Experiência com revisão ortográfica e escrita acadêmica; Produção e correção de textos voltados ao gênero acadêmico científico: Trabalho de conclusão de curso - TCCs; Monografias, Dissertações e Artigos Científicos. Bolsista PIBI/UERN em 2022 com o projeto intitulado "O ETHOS DA GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA POLÍTICA DE GÊNERO NO BRASIL".

Publicado

2023-02-26