Teletrabalho no serviço público: revisão bibliográfica para verificar as vantagens e desvantagens desta modalidade laboral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2023.005.0003

Palavras-chave:

Administração pública, Teletrabalho, Inovação Tecnológica, Produtividade

Resumo

Impulsionado pelos avanços nas tecnologias da informação e comunicação (TICs), o teletrabalho emerge como alternativa viável a fim de alcançar maior produtividade e eficiência na administração pública. Desta forma, este estudo bibliográfico objetivou verificar as vantagens e desvantagens desta modalidade laboral no serviço público brasileiro. De cunho exploratório, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa dos dados obtidos na revisão da literatura realizada nos artigos científicos publicados no brasil. Os resultados apontaram vantagens e desvantagens na adoção do teletrabalho no serviço público, dentre as vantagens pode ser destacado: aumento na produtividade, redução de custos para a administração e para os servidores, melhor qualidade de vida do teletrabalhador, maior convívio com a família, redução de estresse devido a maior comodidade, dentre outras. As desvantagens apontadas nos estudos estão relacionadas com o sentimento de pertencimento excessivo à instituição e a limitação à socialização, interação e integração com os colegas de trabalho. Conclui-se com os resultados da pesquisa que há uma necessidade de ajustes, tanto das instituições públicas quanto dos servidores, no que tange ao alinhamento de interesses organizacionais e pessoais. Diante da relevância deste tema para a administração pública brasileira, destaca-se a importância de estudos que tratam da inserção do teletrabalho no serviço público a fim de serem implantadas novas estratégias organizacionais para a maximização dos resultados na prestação de serviços a sociedade.

Biografia do Autor

Euceir Henrique Roos, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia (2007), cursou Especialização em Contabilidade Tributária - FACIMED (2007), MBA em Gestão de Instituições Públicas - IFRO (2020), Mestrando em Administração Pública - PROFIAP/UNIR. Já atuou como Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia - TCERO e atualmente é Auditor Fiscal de Tributos Estaduais - Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia - SEFIN. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Ciências Contábeis. 

Rosália Maria Passos da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é comissionado - Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, professor auxiliar da Universidade Federal de Rondônia e professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de demografia, com ênfase em demografia, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, processo decisório, sistemas de informação como apoio à decisão, gestão, e estratégia.

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Publicado

2024-01-24