A importância do marketing digital na engenharia civil

Autores

  • Ernandes Pereira dos Santos Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos
  • Diogo Luiz Quixabeira Camargo Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos https://orcid.org/0000-0001-8781-0134

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2023.005.0002

Palavras-chave:

Marketing Digital, Redes Sociais, Engenharia, Estratégia, Clientes

Resumo

A tecnologia da informação tem crescido de forma exponencial nos últimos tempos; a internet adquiriu uma capacidade incrível de transmitir uma grande quantidade de informações em uma pequena parcela de tempo a milhões de pessoas. A forma com que essas informações se propagam evolui de modo tão ágil que somente a disseminação dessas informações não é mais o suficiente; surge, então, o termo “marketing digital”. Um termo usado para caracterizar as estratégias e as formas de chamar atenção do público (ou futuro cliente, no caso das empresas). Por isso, é necessário estudar estratégias modernas que permitem a fácil captação das pessoas. Logo, o principal intuito deste projeto de pesquisa consistiu em avaliar os impactos do marketing digital no branding de uma empresa do setor de serviços de engenharia, considerando a importância dos conceitos de gestão de marca em conjunto com o marketing online. Nesse sentido, a empresa Rio Construção participou de um projeto em que foram utilizados meios de comunicação em massa (principalmente WhatsApp e Instagram) para impulsionar seus negócios. Com isso, constatou-se que a empresa obteve resultados satisfatórios na divulgação de seus trabalhos (visibilidade) e a interação com seus clientes.

Biografia do Autor

Ernandes Pereira dos Santos, Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos

Possui ensino médio segundo grau pelo Colegio Sagrado Coração de Jesus - Filial Tocantins(2016). Tem experiência na área de Engenharia Civil.

Diogo Luiz Quixabeira Camargo, Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT, 2014), Mestrando em Ciências do Ambiente no Programa de Pós-graduação PPGCiamb na Universidade Federal do Tocantins, Especialista em em Gestão de Projetos Master BIM (IPOG 2021); Técnico em Edificações pelo Instituto Federal do Tocantins (2007). Atualmente é professor Assistente no Curso de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Agronomia no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto (ITPAC - Porto Nacional). Além disso, é Coordenador no Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos Master BIM na TFC Educacional, e professor substituto na Universidade Federal do Tocantins no curso e Arquitetura e Urbanismo. Tem expertise na área de Arquitetura, Urbanismo e Gestão BIM, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia Simultânea e Gestão de Projeto BIM e coordenador de Informações BIM (Building Information Modeling). 

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Publicado

2024-01-24

Edição

Seção

Marketing e Estratégias Mercadológicas